Graphic novel

A CABEÇA DA NOIVA

O escritor, pesquisador e autor de roteiro de quadrinhos, Gonçalo Júnior, sempre foi bastante atuante na área. Conhecí-o quando o mesmo editava, com muitos sacrifícios o Zine de HQ, Quadrinhos Magazine – que era na época um dos mais elogiados e lidos Zine de quadrinhos feitos no Brasil – o cara sempre foi muito destemido. Deixava de ir pras baladas, praia e ás vezes até para o cinema, que é uma das suas paixões para organizar, diagramar, escolher matérias e publicar os seus quadrinhos no QM, que era o nome simpático que escolhemos para chamá-lo. Bem, fui um dos seus colaboradores com os meus desenhos e alguns roteiros. Depois de mais de uma década sem vê-lo, eis que o mesmo consegue retomar o contato comigo, e de bate-pronto me convida para mais de um dos seus mais recentes projetos: A CABEÇA DA NOIVA, que é uma HQ de terror, com temática de cangaço. Aceitei, e como podem ver o projeto já ganha corpo saindo da prancheta para a internet. A CABEÇA DA NOIVA está sendo desenhada por mim, com roteiro de Gonçalo Júnior e designer de Frederico Araújo, que está fazendo um trabalho digno de elogio, já que o mesmo desenvolve suas próprias técnicas de arte-final, embelezando o meu trabalho final. Vejam o resultado abaixo da bela capa.


Clique na imagem acima pra ampliar.


Clique na imagem acima pra ampliar.

O desenvolvimento da cabeça da Noiva está a todo vapor, boa parte do trabalho já está realizada e estamos na fase final de desenvolvimento. Mais temos uma bela surpresa para os leitores do meu blog. Exclusivamente estamos disponibilizando uma 1ª prévia de nosso trabalho, da qual foi desenvolvida por Frederico Araújo Mendes. Trata-se de um vídeo com as ilustrações desenvolvidas pelo ilustrador Baiano Leônidas Grego do romance gráfico A Cabeça da Noiva de Gonçalo Júnior.

Através do vídeo o espectador terá uma boa noção do romance e desde já conhecerá um pouco mais sobre esse belo trabalho. Temos certeza que o romance gráfico A Cabeça da Noiva será um grande sucesso.

Dica: Recomendamos dar o play em seguida dar pause, e esperar o vídeo ser carregado, pois dependendo da conexão ele pode demorar de ser carregado. Observe a barra que conta a linha do tempo, espere ela carregar até o fim e depois de play novamente. Desse jeito você não vai ficar assistir o vídeo com pausas e interrupções devido ao carregamento.

BOPE – Batalhão de Operações Especiais nas aventuras em quadrinhos.

BOPE – Batalhão de Operações Especiais em aventuras em quadrinhos:
A História em Quadrinhos
QUEBRANDO AS REGRAS DO JOGO

Inspirado nas ações especiais deste batalhão, e tendo como segunda fonte de inspiração o filme de sucesso absoluto nos cinemas criei a história em quadrinhos Quebrando as Regras do Jogo. Uma aventura policial que retrata o dia a dia deste batalhão e dos traficantes que dominam a cidade do Rio de Janeiro. Verdadeiras batalhas são travadas nos morros dominados pelo tráfico, onde nem sempre o BOPE leva a melhor.

Temperada com muito sensualismo e questões sociais relevantes, este álbum de histórias em quadrinhos revela o submundo da cidade do Rio de Janeiro, desnudando a Cidade Maravilhosa, revelando o que de mais podre acontece nos morros cariocas. É o trabalhador que acorda tendo como despertador rajadas de metralhadoras e pipocos de fuzis potentes, mortíferos. Crianças que brincam diante de uma dúzia de cadáveres de traficantes, festas de arromba organizada pelo tráfico – onde adolescentes vendem o corpo. O magnata que finge levar uma vida de homem honesto e é grande financiador e parceiro do tráfico.

A falta de paz no morro, o assédio do tráfico para seduzir o jovem pobre da favela. O tráfico financiando campanhas políticas. A morte rondando os barracos, onde impera a lei do silêncio… E quando a situação se torna insuportável ou vergonhosa, o BOPE, um osso duro de roer entra em ação para uma “limpa” geral.

O BOPE nunca sobe o morro para descer de mãos vazias, esta é a sua filosofia de trabalho. Armas e drogas são apreendidas. Quando o BOPE sobe é pra resolver. Os soldados do tráfico… os mais bobos descem do morro algemados, os mais espertos “deitados”.

Os HOMENS DE PRETO são encarados com terror pelo tráfico. Homens frios, que primeiro atiram e depois perguntam. O BOPE pega um, pega dois, pega três… e se você deve, também, vai pegar você.

Breve Resumo da História em Quadrinhos

Título: Quebrando as Regras do Jogo

Grupo de traficantes, num consórcio particular divide diversas bocas dos morros por zonas para dificultar a ação da polícia. Adolescentes e até crianças são contratados para servir ao tráfico. Algumas bocas são transferidas para o interior do estado.

Numa trama diabólica o tráfico mancha a imagem do BOPE junto á imprensa e á comunidade local. Para a sociedade, em geral, O BOPE não passa de um grupo de frios assassinos. O tráfico conseguiu o sucesso absoluto na empreitada em destruir a imagem do BOPE numa trama diabólica junto com a imprensa marrom, sensacionalista.

O comando resolve substituir a equipe do popular Capitão Caveira, que estava pondo o tráfico na falência. Uma segunda equipe, ainda inexperiente sobe o morro e após intensa batalha desce o morro vencida e manchando a imagem do BOPE, que é de imbatíveis e destemidos. O tráfico comemora e fica a cada dia mais rico, expandindo os seus negócios.

Vários adolescentes foram abatidos a tiros. O BOPE é acusado da carnificina no morro. Tomado pelo seu peculiar censo de justiça e do dever que deverá ser cumprido, o Capitão Narciso, popular Capitão Caveira, seleciona os seus melhores homens e resolve quebrar as regras do jogo, decidindo por conta própria àquela guerra e o fim dos traficantes. Para surpresa geral, a quadrilha tinha na sua chefia pessoas de reputação inquestionável da nossa alta sociedade e das forças armadas, da polícia civil e militar.

Uma História em Quadrinhos mais quente do que o filme e mais reveladora. È paulada do começo ao fim. Depois de ler esta História em quadrinhos você nunca mais será o mesmo, nunca mais acreditará que vivemos numa sociedade honesta, justa e ordeira. O mundo das drogas, da corrupção policial, do jogo sujo de gente inescrupulosa, enfim revelados.

Quebrando As Regras do Jogo, uma aventura mais reveladora e mais quente do que o filme. Veja algumas pranchas de demonstração. Este será o primeiro álbum de uma longa série, com histórias independentes.

O Projeto:
Encontra-se em fase de realização. Estudamos propostas de editoras. Ao entrar em contato conosco o editor terá o material para avaliar em cerca de 30 dias.

O Vídeo da HQ

Realizamos esta prévia com o objetivo de divulgar este, que é o nosso atual trabalho, após A Cabeça Da Noiva, que já saiu do papel para este formato.
O vídeo,em formato dvd, registra as primeiras pranchas, em teste, contudo, passa uma idéia inicial e geral da nossa proposta.

Para os eternos pessimistas da HQB, informamos de que a nossa carona no filme Tropa de Elite trata-se de uma coincidência, e bastante infeliz. Há nos meus e-mails mais antigos e em zines o registro de que eu desejaria retratar certas realidades do nosso país, do passado e do presente neste tipo de linguagem, ou seja, os quadrinhos – é tanto, que já se encontra em desenvolvimento um outro projeto meu, o Ginga Pelô que retrata a questão da violência policial na cidade de Salvador, tendo como pano de fundo a capoeira e a cultura baiana em geral, como as festas, a religiosidade e coisas afins, como o turismo sexual, com a prostituição infantil e o tráfico de drogas na periferia.

Quebrando As Regras do Jogo, com a Tropa de Elite não é um projeto da moda, ou do momento, estamos desenvolvendo-o sem correria, pois, sabemos que o filão é rico – retratar a violência no Brasil, em especial na cidade do Rio de Janeiro será uma constante.  Acreditem, há mais de 10 anos que idealizo retratar em quadrinhos a questão desta realidade nos morros cariocas. Não sobrava tempo devido às minhas outras atividades – sou ilustrador de livros didáticos e de literatura infantil, como faço serviços para publicidade.

Quando via no noticiário os tiroteios entre a polícia e os traficantes, pensava: isso dá quadrinhos…deu cinema. Dancei, mas, não desanimei. Agora, que fui pego de surpresa, pelo cinema, e pelo filme Tropa de Elite, estou disposto a soltar minhas idéias e todos os projetos que tenho na gavetas, ou melhor, gavetas, por que são muitos. No mais, assistam o vídeo, se divirtam e o divulguem. Esperamos conquistar admiradores, e em breve, uma editora.